.
capa
quem somos
o que fazemos
horario
hospitalidade
atividades
vida bedenetinas
vocacao
construcao
atualidades
texto
fotos

fale conosco

Visite nosso blog

 

Login

Folder
.
.

Nós monjas somos pessoas que buscamos unificar a nossa  vida e torná-la  simples e livre das amarras do ter, do poder e do prazer. Através deste caminho de simplicidade  desejamos alcançar, com toda a consciência, o fim último de nossas vidas: a harmonia, a reconciliação e a felicidade, enfim a VIDA PLENA EM DEUS, que nos é prometida, ou seja, a VIDA ETERNA. Para tanto, temos  uma vivência modelada pelo Evangelho e que se manifesta através das seguintes atividades:

ORAÇÃO, TRABALHO, ESTUDO E VIDA COMUNITÁRIA NA CONVIVÊNCIA FRATERNA.

ORAÇÃO

Juntamente com a oração pessoal, secreta, nós rezamos em comum de uma forma tradicional no cristianismo, celebrando sete vezes por dia a LITURGIA DAS HORAS.

TRABALHO

Com o trabalho mantemos a casa, nosso próprio sustento e a partilha com os pobres. Acolhemos pessoas e grupos para retiros, damos aconselhamento a quem procura e hospedamos as pessoas que desejam participar da vida do mosteiro. Acolhemos os jovens e os pobres, pois “especialmente na pessoa destes Cristo é recebido” (Regra de São Bento 53,13).

ESTUDO

Na reflexão e no estudo procuramos obter informação e lucidez de julgamento sobre nossa própria vivência, sobre as necessidades da Igreja e sobre os problemas do mundo atual.

LECTIO DIVINA

Nosso grande método de conhecimento , de oração e de experiência de Deus é a “Lectio Divina”, um modo particular de ler a Bíblia. Nela buscamos uma lição de Deus para entendermos sempre melhor a Sua vontade. Aprendemos de Deus os segredos do seu coração e o seu modo de agir misericordioso, e intercedemos pelos projetos e pelas dores de todos os que lutam neste mundo.

SOLIDARIEDADE

Há muitas coisas que podemos partilhar: o dinheiro, o alimento, a roupa, os espaços físicos, o tempo, o conhecimento e muitas outras coisas. Nós partilhamos os nossos recursos, porém muito mais a nossa vida de oração, de estudo e reflexão e também os espaços externos do Mosteiro. Grupos de jovens e de adultos são acolhidos para encontros, para retiros e também para momentos de lazer.

Com a colaboração e subsídios de amigos do Brasil, da Suíça, da Alemanha ( em especial da Paróquia de Santa Maria de Dreieich), o Mosteiro oferece apoio a um  trabalho de Educação Popular, iniciado pela mediação de  Me. Abadessa Paula, em Saramandaia, Salvador, Bahia, no tempo em que ali viveu como eremita. Começado este com a criação  da Associação de Pais e Mestres da Comunidade de Saramandaia, que assumiu e desenvolveu a “Escolinha da Tia Gisa”, desdobrando-a nas Escolas de Nossa Senhora das Mercês e na Escola São Francisco de Assis. Esta assiste com alimentação e educação a 180 crianças de idade pré-escolar, além de duas classes de reforço escolar. Aos adolescentes, jovens e adultos,a Associação oferece cursos profissionalizantes de serigrafia e informática, realizando ao mesmo tempo com toda a população trabalhos de educação ambiental, esporte, educação para a não violência, campanhas de saúde bucal, de educação política e para a cidadania. Saramandaia, de favela, vai se transformando em um  bairro popular com um forte sentido comunitário.