.
capa
quem somos
o que fazemos
horario
hospitalidade
atividades
vida bedenetinas
vocacao
construcao
atualidades
texto
fotos

fale conosco

Visite nosso blog

 

Login

Folder
.
.

Nós recebemos de São Bento, através de uma longa tradição, uma REGRA DE VIDA, que chamamos de “Santa Regra” pelo seu venerável valor. Esta, a partir do Evangelho, organiza o Mosteiro particularmente em suas quatro atividades principais: oração, trabalho, estudo e convivência fraterna.

Para nós, existe uma palavra muito importante: PAZ!   No Mosteiro tudo é disposto para que as pessoas vivam com uma grande tranqüilidade e uma grande paz. Uma vida na paz pede que haja muito respeito entre as pessoas, muita verdade e justiça nas relações, uma grande capacidade de dar e receber perdão e até mesmo uma cortesia no trato mútuo. A caridade vai progressivamente fazendo das monjas pessoas atenciosas e delicadas para com os outros. Até mesmo para com os objetos, as plantas e a própria terra.Diz a RB: “Todos os móveis e utensílios do mosteiro devem ser tratados como vasos sagrados do altar”; “Que ninguém se perturbe nem se entristeça na casa de Deus.”(Regra de São Bento 31,19)

O estilo de vida monástico é vivido em muitas culturas e em muitas religiões. Há pessoas que, mesmo não tendo uma intenção religiosa, escolhem aspectos deste estilo de vida: artistas plásticas, cientistas, poetas, pesquisadoras.  Assim livres, podem realizar melhor as atividades que dão sentido à sua vida.

 

Nós, beneditinas, buscamos a Deus por meio da vida comunitária, da oração e do trabalho, que vivemos com entusiasmo e fervor. Não fugimos do mundo, nem o odiamos, mas dele nos afastamos para seguir a Cristo num relativo deserto, como lugar de encontro conosco mesmas e com Deus.

Colocando-nos a certa distância da sociedade, livres de suas convenções e imposições, a monja adere ao Cristo, assumindo uma caminhada em busca da sabedoria de uma tradição transmitida por uma mãe espiritual e uma comunidade. Essa caminhada conduz a monja, pela graça, a um aprofundamento da sua consciência e da sua percepção, até chegar a uma experiência de despojamento, humildade, paz, serviço, alegria e liberdade.