Nós monjas somos pessoas que buscamos unificar a nossa vida e torná-la simples e livre das amarras do ter, do poder e do prazer. Através deste caminho de simplicidade desejamos alcançar, com toda a consciência, o fim último de nossas vidas: a harmonia, a reconciliação e a felicidade, enfim a VIDA PLENA EM DEUS, que nos é prometida, ou seja, a VIDA ETERNA. Para tanto, temos uma vivência modelada pelo Evangelho e que se manifesta através das seguintes atividades:
ORAÇÃO, TRABALHO, ESTUDO E VIDA COMUNITÁRIA NA CONVIVÊNCIA FRATERNA.
Juntamente com a oração pessoal, secreta, nós rezamos em comum de uma forma tradicional no cristianismo, celebrando sete vezes por dia a LITURGIA DAS HORAS.
Com o trabalho mantemos a casa, nosso próprio sustento e a partilha com os pobres. Acolhemos pessoas e grupos para retiros, damos aconselhamento a quem procura e hospedamos as pessoas que desejam participar da vida do mosteiro. Acolhemos os jovens e os pobres, pois “especialmente na pessoa destes Cristo é recebido” (Regra de São Bento 53,13).
Na reflexão e no estudo procuramos obter informação e lucidez de julgamento sobre nossa própria vivência, sobre as necessidades da Igreja e sobre os problemas do mundo atual.
Nosso grande método de conhecimento , de oração e de experiência de Deus é a “Lectio Divina”, um modo particular de ler a Bíblia. Nela buscamos uma lição de Deus para entendermos sempre melhor a Sua vontade. Aprendemos de Deus os segredos do seu coração e o seu modo de agir misericordioso, e intercedemos pelos projetos e pelas dores de todos os que lutam neste mundo.
Há muitas coisas que podemos partilhar: o dinheiro, o alimento, a roupa, os espaços físicos, o tempo, o conhecimento e muitas outras coisas. Nós partilhamos os nossos recursos, porém muito mais a nossa vida de oração, de estudo e reflexão e também os espaços externos do Mosteiro. Grupos de jovens e de adultos são acolhidos para encontros, para retiros e também para momentos de lazer.