Nós recebemos de São Bento, através de uma longa tradição, uma REGRA DE VIDA, que chamamos de “Santa Regra” pelo seu venerável valor. Esta, a partir do Evangelho, organiza o Mosteiro particularmente em suas quatro atividades principais: oração, trabalho, estudo e convivência fraterna.
Para nós, existe uma palavra muito importante: PAZ! No Mosteiro tudo é disposto para que as pessoas vivam com uma grande tranqüilidade e uma grande paz. Uma vida na paz pede que haja muito respeito entre as pessoas, muita verdade e justiça nas relações, uma grande capacidade de dar e receber perdão e até mesmo uma cortesia no trato mútuo. A caridade vai progressivamente fazendo das monjas pessoas atenciosas e delicadas para com os outros. Até mesmo para com os objetos, as plantas e a própria terra.Diz a RB: “Todos os móveis e utensílios do mosteiro devem ser tratados como vasos sagrados do altar”; “Que ninguém se perturbe nem se entristeça na casa de Deus.”(Regra de São Bento 31,19).
O estilo de vida monástico é vivido em muitas culturas e em muitas religiões. Há pessoas que, mesmo não tendo uma intenção religiosa, escolhem aspectos deste estilo de vida: artistas plásticas, cientistas, poetas, pesquisadoras. Assim livres, podem realizar melhor as atividades que dão sentido à sua vida.
Nós, beneditinas, buscamos a Deus por meio da vida comunitária, da oração e do trabalho, que vivemos com entusiasmo e fervor. Não fugimos do mundo, nem o odiamos, mas dele nos afastamos para seguir a Cristo num relativo deserto, como lugar de encontro conosco mesmas e com Deus.
Colocando-nos a certa distância da sociedade, livres de suas convenções e imposições, a monja adere ao Cristo, assumindo uma caminhada em busca da sabedoria de uma tradição transmitida por uma mãe espiritual e uma comunidade. Essa caminhada conduz a monja, pela graça, a um aprofundamento da sua consciência e da sua percepção, até chegar a uma experiência de despojamento, humildade, paz, serviço, alegria e liberdade.
A formação monástica prepara as pessoas que entram para o Mosteiro para viverem de acordo com sua opção de vida. Através de aulas, leituras, da convivência numa vida simples e pobre, e do acompanhamento pessoal, as monjas vão corrigindo seus próprios rumos e crescendo na caridade. Normalmente a formação é feita no próprio mosteiro. Isso não exclui a possibilidade de freqüentarem cursos teóricos ou profissionalizantes, relacionados à teologia, ao monaquismo ou necessários à administração do Mosteiro e ainda ao trabalho de subsistência.
Pessoas jovens ou adultas que tenham maturidade para a escolhe desse estilo de vida.
Assistidas por uma monja, por uma orientadora ou orientador espiritual, vão discernir se o seu desejo corresponde à graça da vocação que é dada por Deus.
A Regra de São Bento indica três sinais muito objetivos e claros da existência da vocação. Esses sinais podem tornar-se bem mais perceptíveis com o tempo de convivência com o ou no Mosteiro.
Para quem já tomou uma decisão inicial. É um período de um ano a dezoito meses no qual a candidata aprofunda seu discernimento e opção, já reside no Mosteiro e participa de sua vida e de momentos de formação adaptados.
Persistindo uma mais firme decisão de continuar a caminhada de formação a candidata ingressa no primeiro período oficial de formação, começando a participação como um membro da comunidade e a assumir maiores responsabilidades em relação à liturgia e à vida de trabalho da mosteiro. Intensifica-se o conhecimento e a prática da vida beneditina.
Estando a noviça bem segura de sua vocação e tendo a comunidade julgado que assim é, a noviça pode pedir para fazer a profissão monástica, comprometendo-se por voto à obediência monástica, à conversão de seus costumes de acordo com a forma monástica de viver e a permanecer de forma estável no mosteiro no qual ingressa.
A professa temporária faz a sua profissão definitiva, ligando-se por votos perpétuos ao mosteiro que a acolheu. Com a profissão perpétua a irmã assume todos os direitos e todos os deveres de uma monja beneditina, ligando-se para toda a vida ao mosteiro onde nasceu e cresceu para a vida monástica.